Lâmpada, uma fonte de energia luminosa

A lâmpada é uma fonte de energia luminosa inventada pelo homem, seu uso é muito comum. Contudo, antes da criação desse dispositivo elétrico, o homem se utilizava de outros meios para obter a iluminação que precisava como, por exemplo, a queima de lenha, a vela e a lamparina, por exemplo.

A criação da lâmpada ocorreu no século XIX. Desde a sua invenção ela tem sido cada vez mais aprimorada, a fim de consumir menos energia e durar mais. As primeiras lâmpadas que foram criadas gastavam muita energia e tinham pouca duração, as que existem hoje duram muito mais e são bem mais econômicas.

A maioria das residências utiliza a lâmpada incandescente ou também chamada de lâmpada de filamento. O filamento que se encontra no interior da lâmpada é feito de um metal chamado tungstênio. Quando ligamos esse dispositivo elétrico, a resistência desse metal faz com que a corrente seja “barrada”, fazendo com que a temperatura se eleve ao ponto de emitir luz..
Lâmpada, fonte de energia luminosa.
Lâmpada, fonte de energia luminosa.
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos
Geografia
Fatores locacionais da indústria
Assista à videoaula saiba o que são os fatores locacionais da indústria. Entenda como a atividade industrial considera alguns critérios para seu estabelecimento e evolução. Conheça os fatores locacionais da indústria na atualidade.