Haja vista ou haja visto?
Parece que nos deparamos com uma expressão com a qual corriqueiramente convivemos, não é verdade?
Pois bem, em face desse pressuposto, analisemos os enunciados, como sugestão:
Há que se constatar que em todos eles a referida expressão foi empregada de formas distintas. Resta, portanto, descobrirmos acerca de qual delas é a correta – representando, pois, o alvo de nossa discussão. Assim sendo, torna-se importante salientar que “haja vista” representa uma expressão verbal perifrástica, ou seja, desenvolvida e que equivale à forma sintética “veja”. No que se refere ao verbo haver, ele está flexionado e demarcado pela terceira pessoa do imperativo afirmativo.
Com base nesses pressupostos, ocorre dizermos que “vista” somente poderá ser empregada no feminino, uma vez que equivale à “vista”, com o sentido de “olho”. Dessa forma, recomenda-se sempre que utilizemo-la de forma invariável, seguida do respectivo complemento que a acompanha que, de acordo com os exemplos, é representado pelo termo “as novas mudanças”.
Portanto, voltemos à enquete demarcada por meio do título “haja vista ou haja visto”:
Opte sempre pela primeira opção, HAJA VISTA o padrão formal que rege os fatos linguísticos!!!
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Artigos Relacionados
Banco de Redações
Elementos da narrativa: espaço
Já reparou onde se am as histórias? O espaço é um elemento que ajuda o leitor a se ambientar nas narrativas. Tal elemento pode ser construído de formas variadas, ricas, dependendo da intenção do autor. Na aula de hoje, vamos nos aprofundar um pouquinho sobre a ambientação nos textos narrativos.