Pantanal

Pantanal é a maior planície alagável do mundo. Esse bioma, situado no Centro-Oeste do Brasil, é ameaçado atualmente pelas queimadas, pelo desmatamento e pela escassez de chuvas.

O Pantanal é um bioma sul-americano que se estende por três países: Brasil, Paraguai e Bolívia. A maior extensão do Pantanal fica no território brasileiro, entre os territórios do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Esse importante bioma se desenvolveu em uma área de clima tropical típico com relevo formado predominantemente por planícies. Os terrenos rebaixados do Pantanal acumulam água durante o período chuvoso, e, por isso, o bioma é considerado a maior planície alagável do mundo.

Sua vegetação é formada por um conjunto de espécies oriundas da Amazônia, do Cerrado e do Chaco, com espécies que se instalaram tanto nas áreas alagadas quanto nas áreas secas, além da mata ciliar. A fauna do Pantanal é diversa e muito característica, sendo formada por animais como o tuiuiú, a onça-pintada, a capivara e o jacaré-do-pantanal. Por conta da intensa atividade agropecuária e das mudanças climáticas, essa biodiversidade é ameaçada por problemas como o desmatamento, as queimadas e a seca.

Leia também: Caatinga — o único bioma exclusivamente brasileiro

Resumo sobre o Pantanal

  • Pantanal é um bioma sul-americano que tem a maior parte de sua extensão localizada no Centro-Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

  • O solo do Pantanal é predominantemente arenoso e com elevada acidez, além de baixa fertilidade química. O alagamento de algumas áreas provoca, ainda, sua lixiviação.

  • Sua vegetação é classificada como complexa, sendo formada por um conjunto composto por espécies típicas de outros biomas, como Amazônia, Cerrado e Chaco.

  • O clima do Pantanal é o tropical típico, com uma estação quente e chuvosa e outra estação amena e seca. A pluviosidade anual média é de 1.500 mm.

  • As planícies são as formas de relevo predominantes no Pantanal. No entorno desse bioma, observam-se, também, depressões e planaltos.

  • O Pantanal está inserido na Bacia do Alto Paraguai, que tem como principal curso d’água o Rio Paraguai. Esse rio é fundamental para o sistema hidrológico do bioma em questão.

  • A fauna pantaneira é rica e formada por centenas de espécies de animais. A onça-pintada, a capivara, o tuiuiú, o dourado e a ariranha são alguns dos animais encontrados no bioma.

  • O desmatamento, as queimadas e os sucessivos períodos sem chuvas são os principais problemas ambientais enfrentados no Pantanal atualmente.

  • O turismo, sobretudo o ecoturismo, é uma atividade econômica muito importante para as cidades do Pantanal. eios de barco, trilhas e safáris são algumas das opções para os visitantes.

O que é o Pantanal?

O Pantanal é um bioma sul-americano que se localiza na região central do subcontinente. A maior parte de sua extensão fica no Brasil, mais precisamente nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. É considerado, por essa razão, um dos cinco biomas brasileiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do Pantanal

Solo do Pantanal

O bioma pantaneiro apresenta, em sua maior extensão, solos que possuem textura arenosa e que dispõem de baixa fertilidade química e elevado teor de acidez. O teor de nutrientes é baixo não somente por questões intrínsecas ao solo, como o tipo de material de origem e os minerais que estão em sua composição, mas também por causa da lixiviação.

O Pantanal é conhecido pelas suas amplas planícies alagáveis, que são áreas rebaixadas que acumulam água durante o período chuvoso. Elas permanecem com água, portanto, entre outubro e março. É comumente no mês de abril, quando as chuvas cessam, que acontece a vazão das águas. Esse processo tende a carregar os nutrientes do solo, sendo caracterizado como lixiviação. Esse fator contribui, portanto, para a baixa fertilidade dos solos do Pantanal.

Vegetação do Pantanal

A vegetação do Pantanal é classificada como complexa. Isso porque esse bioma é formado por um conjunto de plantas que também estão presentes nas unidades biológicas dos arredores, como a Amazônia, o Cerrado e até mesmo em biomas de países vizinhos, como o Chaco paraguaio. A formação de diferentes tipos de ambientes, como as planícies alagáveis, as margens dos rios e as chamadas colinas, que não acumulam água, condiciona, também, o surgimento de um verdadeiro mosaico de vegetações. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), já foram mapeadas mais de 2.000 espécies de plantas no Pantanal.

Árvores de grande porte próximas ao curso de um rio no Pantanal.
No Pantanal, as árvores de maior porte ficam próximo ao curso de rios.

Nas margens dos rios, ficam as formações vegetais mais densas, e é onde se encontram árvores de maior porte. Essa vegetação é melhor conhecida como mata de galeria ou mata ciliar, em que se observa a presença de árvores como o cambará, o ingazeiro, o jenipapo e a figueira. A primeira delas é uma espécie típica da Amazônia, refletindo a complexidade da vegetação pantaneira. Existem os campos inundáveis que, por receberem água periodicamente, apresentam aspecto de desmatado.

As baías são as águas inundadas que possuem plantas adaptadas a ambientes aquáticos, como a vitória-régia, o jacinto-de-água (ou aguapé) e as ninfeias. Observa-se, também, áreas com vegetação típica de Cerrado e aquelas recobertas por gramíneas e por pastagens nativas. No total, a Embrapa contabiliza cerca de 2.000 espécies de plantas catalogadas no Pantanal brasileiro.

Área de ocorrência de aguapé, uma das plantas aquáticas do Pantanal.
O aguapé é uma das plantas aquáticas do Pantanal.

Clima do Pantanal

O clima do Pantanal é o tropical típico. A principal característica do clima pantaneiro é a alternância entre uma estação chuvosa e outra estação seca. O período das chuvas se estende de outubro a março, e, quando a, as águas acumulam sobre as planícies e am a inundar uma área que representa quase 80% da superfície do Pantanal. Os outros seis meses são marcados por estiagem, garantindo tempo para a vazão das águas que se acumularam previamente. A pluviosidade anual varia entre 1.200 e 1.500 mm em média.

As temperaturas no Pantanal são elevadas, com médias de 26º C e máximas que podem atingir 30º C ou mais em anos mais quentes. O inverno no Pantanal não é frio, mas, sim, ameno. As temperaturas ficam entre 18º C e 21º C, com mínimas que atingem 15º C.

Relevo do Pantanal

O relevo do Pantanal é formado por planícies cuja altitude varia entre 80 e 150 metros. A área em que ele está situado está circundada por algumas áreas de depressão e, principalmente, de planaltos com altitude média de 800 metros.

Hidrografia do Pantanal

O Pantanal está inserido na Bacia do Alto Paraguai, uma bacia hidrográfica que tem como curso d’água principal o Rio Paraguai. Esse é o principal manancial responsável por abastecer o complexo sistema hídrico da planície pantaneira. Além desse, outros rios importantes para a fauna e para a flora do Pantanal são os rios Cuiabá, Aquidauana, Miranda e Taquari.

Fauna do Pantanal

Grupo de capivaras, animais que fazem parte da fauna do Pantanal.
A fauna do Pantanal é composta por centenas de espécies de animais.

O Pantanal tem uma ampla biodiversidade que é formada por centenas de diferentes espécies de animais. De acordo com informações do WWF (World Wildlife Fund, em português Fundo Mundial para a Natureza), as espécies de animais desse bioma são distribuídas da seguinte maneira (valores aproximados):

  • 160 espécies de mamíferos;

  • 53 espécies de anfíbios;

  • 100 espécies de répteis;

  • 650 espécies de aves;

  • 325 espécies de peixes.

Na tabela a seguir, reunimos alguns dos animais que são encontrados nas planícies pantaneiras:

onça-pintada

anta

ema

ariranha

capivara

arara-azul-grande

tuiuiú

jacaré-do-pantanal

sucuri

dourado

sapo-cururu

tamanduá-bandeira

Para saber mais sobre os animais do Pantanal, clique aqui.

Onde fica localizado o Pantanal?

Mapa mostrando a localização do Pantanal.
O Pantanal brasileiro se divide entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.

O Pantanal fica localizado na América do Sul. Esse bioma tem uma área total de 210.000 km², mas tem a maior parte da sua extensão, mais precisamente 80%, no Brasil. Os demais 20% se distribuem entre o Paraguai e a Bolívia. Considerando o Pantanal brasileiro, temos que 65% de sua área fica no estado do Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso, abrangendo um conjunto de 22 municípios.

e também: Cerrado — o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul

Problemas ambientais no Pantanal

Área de ocorrência de queimada no Pantanal.
As queimadas devastaram grande área no Pantanal, configurando um dos maiores problemas ambientais desse bioma.

O Pantanal fica em dois dos principais estados agropecuários do Brasil: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conhecidos pela sua ampla produção de commodities agrícolas como soja e também de carne bovina, sendo o Mato Grosso o estado que detém o maior rebanho do país. Por si só, essas atividades econômicas já são responsáveis por graves problemas ambientais como o desmatamento e as queimadas que, quando saem do controle, se tornam incêndios florestais de grandes dimensões. Um levantamento do MapBiomas revelou que 60% do Pantanal já foi atingido por queimadas em algum momento nas últimas quatro décadas.

Nos últimos anos, o Pantanal foi um dos biomas mais castigados pelas queimadas que foram ocasionadas pela ação do homem. O efeito do fogo foi e tem sido potencializado por um outro problema, que é a irregularidade das chuvas que tem sido provocada pelas alterações climáticas e pelas sucessivas ondas de calor que têm atingido o território brasileiro. A falta de chuvas também é um resultado de fortes El Niños que se instalaram nos últimos anos, sendo agravada pela continuidade das queimadas.

As secas e os demais efeitos das mudanças climáticas sobre a circulação atmosférica no Pantanal já afetam as superfícies alagadas no bioma. Estima-se que, entre 1985 e 2023, a planície pantaneira tenha perdido aproximadamente 80% da sua superfície de água, conforme levantamento do MapBiomas e apontado em reportagem do UOL. |1|

Para saber mais sobre as queimadas no Pantanal, clique aqui.

Turismo no Pantanal

O turismo é uma atividade econômica muito importante para o Pantanal, em especial para municípios como Corumbá (MS) e Cáceres (MT), que recebem milhares de visitantes todos os anos. Além de ser uma fonte de receita para as cidades do Pantanal, o turismo e principalmente o ecoturismo ajudam na manutenção desse bioma e na conscientização a respeito da sua importância para a biodiversidade brasileira e para o meio ambiente como um todo. As belezas naturais do Pantanal chamam a atenção de turistas de todo o mundo, e isso engloba tanto o conjunto formado pela flora e pelo relevo quanto a sua fauna característica.

Chalanas usadas nos eios turísticos pelo Pantanal.
Os eios de chalana são muito comuns no Pantanal. [1]

Os eios de barco, principalmente de chalana (embarcação típica do Pantanal), estão entre as atividades mais requisitadas. É possível realizar safáris para a observação da fauna e caminhadas em meio às matas para conhecer melhor a fauna e a flora pantaneiras, tudo com a orientação de guias. Além disso, é possível praticar a pesca esportiva em determinadas localidades e a canoagem. Nas cidades do Pantanal, e em cidades vizinhas, há diversas opções de hospedagem em pousadas, em fazendas, em hotéis e até mesmo em barcos-hotéis que navegam pelo Rio Paraguai.

Cidades do Pantanal brasileiro

O Pantanal brasileiro é formado por 22 cidades que se localizam nos estados do Mato Grosso (MT) e do Mato Grosso do Sul (MS). Dentre as cidades do Pantanal estão:

  • Cáceres (MT);

  • Itiquira (MT);

  • Poconé (MT);

  • Nossa Senhora do Livramento (MT);

  • Barão de Melgaço (MT);

  • Santo Antônio do Leverger (MT);

  • Corumbá (MS);

  • Porto Murtinho (MS);

  • Aquidauana (MS);

  • Bodoquena (MS);

  • Miranda (MS);

  • Sonora (MS).

Curiosidades sobre o Pantanal

Tuiuiú, a ave símbolo do Pantanal.
O tuiuiú é a ave símbolo do Pantanal.
  • O Pantanal é classificado como a maior planície alagável do mundo.

  • O pássaro tuiuiú é considerado a ave símbolo do Pantanal.

  • No ano 2000, o Pantanal foi tombado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera.

  • O Pantanal tem 65 espécies ameaçadas de extinção. É o menor número absoluto de espécies ameaçadas considerando todos os biomas brasileiros.

  • Os meses de agosto e de setembro são considerados os meses mais secos do Pantanal.

  • As bromélias e as orquídeas são algumas das flores que se desenvolvem nesse bioma.

  • Apesar da sua diversidade biológica, não existem muitas espécies animais endêmicas do Pantanal. Com relação às plantas, segundo o IBGE, são 146 espécies nativas do bioma.

  • O Pantanal tem enfrentado muitos problemas ambientais por causa da ação antrópica. Ainda assim, comparativamente aos outros biomas brasileiros, é considerado o mais preservado.

Notas

|1| MADEIRO, Carlos. Pantanal 'seca' e perde 80% de superfície de água desde 1985, aponta estudo. UOL Notícias, 26 jun. 2024. Disponível em: https://mundoeducacao-uol-br.noticiascatarinenses.com/colunas/carlos-madeiro/2024/06/26/pantanal-seca-e-perde-80-de-superficie-de-agua-desde-1985-aponta-estudo.htm.

Crédito de imagem

[1] Naldo Teixeira / Shutterstock

Fontes

CÂMARA, José. Pantanal: veja as curiosidades sobre a maior planície alagável do mundo. G1 MS, 28 mar. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2022/03/28/pantanal-saiba-as-curiosidades-da-maior-planicie-alagavel-do-mundo-e-patrimonio-da-humanidade-no-dia-da-estreia-do-remake-de-pantanal-veja-as-curiosidades-sobre-a-maior-planicie-alagavel-do-mundo-1.ghtml.

EMBRAPA. O Pantanal. Embrapa Pantanal, [s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/pantanal/apresentacao/o-pantanal.

FUNDAÇÃO DE TURISMO DO MS. Pantanal. Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, [s.d.]. Disponível em: https://www.turismo.ms.gov.br/conheca-ms/pantanal/.

IBGE. Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/24233-quadro-geografico-de-referencia-para-producao-analise-e-disseminacao-de-estatisticas.html.

MADEIRO, Carlos. Pantanal 'seca' e perde 80% de superfície de água desde 1985, aponta estudo. UOL Notícias, 26 jun. 2024. Disponível em: https://mundoeducacao-uol-br.noticiascatarinenses.com/colunas/carlos-madeiro/2024/06/26/pantanal-seca-e-perde-80-de-superficie-de-agua-desde-1985-aponta-estudo.htm.

MORAES, Denise. Bioma Pantanal. Invivo – Museu da Vida, 25 nov. 2021. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/bioma-pantanal/

REDAÇÃO. Pantanal: como seca, mudanças climáticas e devastação da Amazônia ameaçam esse bioma brasileiro. National Geographic, 26 jun. 2024. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2024/06/pantanal-como-seca-mudancas-climaticas-e-devastacao-da-amazonia-ameacam-esse-bioma-brasileiro.

SILVA, João dos Santos Vila; ABDON, Myrian de Moura. Delimitação do Pantanal Brasileiro e suas sub-regiões. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.33, n. especial, out. 1998. Disponível em: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/5050.

SOS Pantanal. Disponível em: https://sospantanal.org.br/.

VISIT PANTANAL. 5 motivos pelos quais todo ecoturista deve visitar o Pantanal do Mato Grosso do Sul pelo menos uma vez. Visit Pantanal, [s.d.]. Disponível em: https://www.visitpantanal.com/blog/5-motivos-pelos-quais-todo-ecoturista-deve-visitar-o-pantanal-do-mato-grosso-do-sul-pelo-menos-uma-vez/.

WWF. Wetland Wonderland. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://wwf.panda.org/discover/knowledge_hub/where_we_work/pantanal/.

Paisagem natural do Pantanal, um bioma do Brasil que se desenvolveu sobre a maior planície alagável do planeta
O Pantanal é um bioma que se desenvolveu sobre a maior planície alagável do planeta Terra.
Publicado por Paloma Guitarrara

Videoaulas

Artigos Relacionados

Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Animais do Pantanal
Clique aqui e conheça as principais características de alguns dos animais do Pantanal. Descubra quantos animais existem nesse bioma tão diverso.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
Campos
Os campos são um tipo de vegetação que ocorre em pequenas áreas do Brasil. Confira!
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais peram sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
Mato Grosso
Conheça as principais características do Mato Grosso. Veja dados sobre sua população e economia, e saiba mais sobre a ocupação do território mato-grossense.
Mato Grosso do Sul
Conheça o Mato Grosso do Sul, estado brasileiro originado do desmembramento do Mato Grosso. Veja os principais aspectos do território sul-mato-grossense.
Queimadas no Pantanal
Clique e veja detalhes da origem e de como se formam as queimadas no Pantanal. Quais os impactos dessa prática na natureza, e o que os dados revelam sobre a região.
Região Centro-Oeste
Conheça os aspectos físicos e humanos da região Centro-Oeste. Saiba mais sobre a geografia centro-oestina e faça exercícios sobre as características dessa região.