Pantanal
O Pantanal é um bioma sul-americano que se estende por três países: Brasil, Paraguai e Bolívia. A maior extensão do Pantanal fica no território brasileiro, entre os territórios do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Esse importante bioma se desenvolveu em uma área de clima tropical típico com relevo formado predominantemente por planícies. Os terrenos rebaixados do Pantanal acumulam água durante o período chuvoso, e, por isso, o bioma é considerado a maior planície alagável do mundo.
Sua vegetação é formada por um conjunto de espécies oriundas da Amazônia, do Cerrado e do Chaco, com espécies que se instalaram tanto nas áreas alagadas quanto nas áreas secas, além da mata ciliar. A fauna do Pantanal é diversa e muito característica, sendo formada por animais como o tuiuiú, a onça-pintada, a capivara e o jacaré-do-pantanal. Por conta da intensa atividade agropecuária e das mudanças climáticas, essa biodiversidade é ameaçada por problemas como o desmatamento, as queimadas e a seca.
Leia também: Caatinga — o único bioma exclusivamente brasileiro
Resumo sobre o Pantanal
-
Pantanal é um bioma sul-americano que tem a maior parte de sua extensão localizada no Centro-Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
-
O solo do Pantanal é predominantemente arenoso e com elevada acidez, além de baixa fertilidade química. O alagamento de algumas áreas provoca, ainda, sua lixiviação.
-
Sua vegetação é classificada como complexa, sendo formada por um conjunto composto por espécies típicas de outros biomas, como Amazônia, Cerrado e Chaco.
-
O clima do Pantanal é o tropical típico, com uma estação quente e chuvosa e outra estação amena e seca. A pluviosidade anual média é de 1.500 mm.
-
As planícies são as formas de relevo predominantes no Pantanal. No entorno desse bioma, observam-se, também, depressões e planaltos.
-
O Pantanal está inserido na Bacia do Alto Paraguai, que tem como principal curso d’água o Rio Paraguai. Esse rio é fundamental para o sistema hidrológico do bioma em questão.
-
A fauna pantaneira é rica e formada por centenas de espécies de animais. A onça-pintada, a capivara, o tuiuiú, o dourado e a ariranha são alguns dos animais encontrados no bioma.
-
O desmatamento, as queimadas e os sucessivos períodos sem chuvas são os principais problemas ambientais enfrentados no Pantanal atualmente.
-
O turismo, sobretudo o ecoturismo, é uma atividade econômica muito importante para as cidades do Pantanal. eios de barco, trilhas e safáris são algumas das opções para os visitantes.
O que é o Pantanal?
O Pantanal é um bioma sul-americano que se localiza na região central do subcontinente. A maior parte de sua extensão fica no Brasil, mais precisamente nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. É considerado, por essa razão, um dos cinco biomas brasileiros.
Características do Pantanal
→ Solo do Pantanal
O bioma pantaneiro apresenta, em sua maior extensão, solos que possuem textura arenosa e que dispõem de baixa fertilidade química e elevado teor de acidez. O teor de nutrientes é baixo não somente por questões intrínsecas ao solo, como o tipo de material de origem e os minerais que estão em sua composição, mas também por causa da lixiviação.
O Pantanal é conhecido pelas suas amplas planícies alagáveis, que são áreas rebaixadas que acumulam água durante o período chuvoso. Elas permanecem com água, portanto, entre outubro e março. É comumente no mês de abril, quando as chuvas cessam, que acontece a vazão das águas. Esse processo tende a carregar os nutrientes do solo, sendo caracterizado como lixiviação. Esse fator contribui, portanto, para a baixa fertilidade dos solos do Pantanal.
→ Vegetação do Pantanal
A vegetação do Pantanal é classificada como complexa. Isso porque esse bioma é formado por um conjunto de plantas que também estão presentes nas unidades biológicas dos arredores, como a Amazônia, o Cerrado e até mesmo em biomas de países vizinhos, como o Chaco paraguaio. A formação de diferentes tipos de ambientes, como as planícies alagáveis, as margens dos rios e as chamadas colinas, que não acumulam água, condiciona, também, o surgimento de um verdadeiro mosaico de vegetações. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), já foram mapeadas mais de 2.000 espécies de plantas no Pantanal.

Nas margens dos rios, ficam as formações vegetais mais densas, e é onde se encontram árvores de maior porte. Essa vegetação é melhor conhecida como mata de galeria ou mata ciliar, em que se observa a presença de árvores como o cambará, o ingazeiro, o jenipapo e a figueira. A primeira delas é uma espécie típica da Amazônia, refletindo a complexidade da vegetação pantaneira. Existem os campos inundáveis que, por receberem água periodicamente, apresentam aspecto de desmatado.
As baías são as águas inundadas que possuem plantas adaptadas a ambientes aquáticos, como a vitória-régia, o jacinto-de-água (ou aguapé) e as ninfeias. Observa-se, também, áreas com vegetação típica de Cerrado e aquelas recobertas por gramíneas e por pastagens nativas. No total, a Embrapa contabiliza cerca de 2.000 espécies de plantas catalogadas no Pantanal brasileiro.

→ Clima do Pantanal
O clima do Pantanal é o tropical típico. A principal característica do clima pantaneiro é a alternância entre uma estação chuvosa e outra estação seca. O período das chuvas se estende de outubro a março, e, quando a, as águas acumulam sobre as planícies e am a inundar uma área que representa quase 80% da superfície do Pantanal. Os outros seis meses são marcados por estiagem, garantindo tempo para a vazão das águas que se acumularam previamente. A pluviosidade anual varia entre 1.200 e 1.500 mm em média.
As temperaturas no Pantanal são elevadas, com médias de 26º C e máximas que podem atingir 30º C ou mais em anos mais quentes. O inverno no Pantanal não é frio, mas, sim, ameno. As temperaturas ficam entre 18º C e 21º C, com mínimas que atingem 15º C.
→ Relevo do Pantanal
O relevo do Pantanal é formado por planícies cuja altitude varia entre 80 e 150 metros. A área em que ele está situado está circundada por algumas áreas de depressão e, principalmente, de planaltos com altitude média de 800 metros.
→ Hidrografia do Pantanal
O Pantanal está inserido na Bacia do Alto Paraguai, uma bacia hidrográfica que tem como curso d’água principal o Rio Paraguai. Esse é o principal manancial responsável por abastecer o complexo sistema hídrico da planície pantaneira. Além desse, outros rios importantes para a fauna e para a flora do Pantanal são os rios Cuiabá, Aquidauana, Miranda e Taquari.
→ Fauna do Pantanal

O Pantanal tem uma ampla biodiversidade que é formada por centenas de diferentes espécies de animais. De acordo com informações do WWF (World Wildlife Fund, em português Fundo Mundial para a Natureza), as espécies de animais desse bioma são distribuídas da seguinte maneira (valores aproximados):
-
160 espécies de mamíferos;
-
53 espécies de anfíbios;
-
100 espécies de répteis;
-
650 espécies de aves;
-
325 espécies de peixes.
Na tabela a seguir, reunimos alguns dos animais que são encontrados nas planícies pantaneiras:
onça-pintada |
anta |
ema |
ariranha |
capivara |
arara-azul-grande |
tuiuiú |
jacaré-do-pantanal |
sucuri |
dourado |
sapo-cururu |
tamanduá-bandeira |
Para saber mais sobre os animais do Pantanal, clique aqui.
Onde fica localizado o Pantanal?

O Pantanal fica localizado na América do Sul. Esse bioma tem uma área total de 210.000 km², mas tem a maior parte da sua extensão, mais precisamente 80%, no Brasil. Os demais 20% se distribuem entre o Paraguai e a Bolívia. Considerando o Pantanal brasileiro, temos que 65% de sua área fica no estado do Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso, abrangendo um conjunto de 22 municípios.
e também: Cerrado — o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul
Problemas ambientais no Pantanal

O Pantanal fica em dois dos principais estados agropecuários do Brasil: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conhecidos pela sua ampla produção de commodities agrícolas como soja e também de carne bovina, sendo o Mato Grosso o estado que detém o maior rebanho do país. Por si só, essas atividades econômicas já são responsáveis por graves problemas ambientais como o desmatamento e as queimadas que, quando saem do controle, se tornam incêndios florestais de grandes dimensões. Um levantamento do MapBiomas revelou que 60% do Pantanal já foi atingido por queimadas em algum momento nas últimas quatro décadas.
Nos últimos anos, o Pantanal foi um dos biomas mais castigados pelas queimadas que foram ocasionadas pela ação do homem. O efeito do fogo foi e tem sido potencializado por um outro problema, que é a irregularidade das chuvas que tem sido provocada pelas alterações climáticas e pelas sucessivas ondas de calor que têm atingido o território brasileiro. A falta de chuvas também é um resultado de fortes El Niños que se instalaram nos últimos anos, sendo agravada pela continuidade das queimadas.
As secas e os demais efeitos das mudanças climáticas sobre a circulação atmosférica no Pantanal já afetam as superfícies alagadas no bioma. Estima-se que, entre 1985 e 2023, a planície pantaneira tenha perdido aproximadamente 80% da sua superfície de água, conforme levantamento do MapBiomas e apontado em reportagem do UOL. |1|
Para saber mais sobre as queimadas no Pantanal, clique aqui.
Turismo no Pantanal
O turismo é uma atividade econômica muito importante para o Pantanal, em especial para municípios como Corumbá (MS) e Cáceres (MT), que recebem milhares de visitantes todos os anos. Além de ser uma fonte de receita para as cidades do Pantanal, o turismo e principalmente o ecoturismo ajudam na manutenção desse bioma e na conscientização a respeito da sua importância para a biodiversidade brasileira e para o meio ambiente como um todo. As belezas naturais do Pantanal chamam a atenção de turistas de todo o mundo, e isso engloba tanto o conjunto formado pela flora e pelo relevo quanto a sua fauna característica.

Os eios de barco, principalmente de chalana (embarcação típica do Pantanal), estão entre as atividades mais requisitadas. É possível realizar safáris para a observação da fauna e caminhadas em meio às matas para conhecer melhor a fauna e a flora pantaneiras, tudo com a orientação de guias. Além disso, é possível praticar a pesca esportiva em determinadas localidades e a canoagem. Nas cidades do Pantanal, e em cidades vizinhas, há diversas opções de hospedagem em pousadas, em fazendas, em hotéis e até mesmo em barcos-hotéis que navegam pelo Rio Paraguai.
Cidades do Pantanal brasileiro
O Pantanal brasileiro é formado por 22 cidades que se localizam nos estados do Mato Grosso (MT) e do Mato Grosso do Sul (MS). Dentre as cidades do Pantanal estão:
-
Cáceres (MT);
-
Itiquira (MT);
-
Poconé (MT);
-
Nossa Senhora do Livramento (MT);
-
Barão de Melgaço (MT);
-
Santo Antônio do Leverger (MT);
-
Corumbá (MS);
-
Porto Murtinho (MS);
-
Aquidauana (MS);
-
Bodoquena (MS);
-
Miranda (MS);
-
Sonora (MS).
Curiosidades sobre o Pantanal

-
O Pantanal é classificado como a maior planície alagável do mundo.
-
O pássaro tuiuiú é considerado a ave símbolo do Pantanal.
-
No ano 2000, o Pantanal foi tombado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera.
-
O Pantanal tem 65 espécies ameaçadas de extinção. É o menor número absoluto de espécies ameaçadas considerando todos os biomas brasileiros.
-
Os meses de agosto e de setembro são considerados os meses mais secos do Pantanal.
-
As bromélias e as orquídeas são algumas das flores que se desenvolvem nesse bioma.
-
Apesar da sua diversidade biológica, não existem muitas espécies animais endêmicas do Pantanal. Com relação às plantas, segundo o IBGE, são 146 espécies nativas do bioma.
-
O Pantanal tem enfrentado muitos problemas ambientais por causa da ação antrópica. Ainda assim, comparativamente aos outros biomas brasileiros, é considerado o mais preservado.
Notas
|1| MADEIRO, Carlos. Pantanal 'seca' e perde 80% de superfície de água desde 1985, aponta estudo. UOL Notícias, 26 jun. 2024. Disponível em: https://mundoeducacao-uol-br.noticiascatarinenses.com/colunas/carlos-madeiro/2024/06/26/pantanal-seca-e-perde-80-de-superficie-de-agua-desde-1985-aponta-estudo.htm.
Crédito de imagem
[1] Naldo Teixeira / Shutterstock
Fontes
CÂMARA, José. Pantanal: veja as curiosidades sobre a maior planície alagável do mundo. G1 MS, 28 mar. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2022/03/28/pantanal-saiba-as-curiosidades-da-maior-planicie-alagavel-do-mundo-e-patrimonio-da-humanidade-no-dia-da-estreia-do-remake-de-pantanal-veja-as-curiosidades-sobre-a-maior-planicie-alagavel-do-mundo-1.ghtml.
EMBRAPA. O Pantanal. Embrapa Pantanal, [s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/pantanal/apresentacao/o-pantanal.
FUNDAÇÃO DE TURISMO DO MS. Pantanal. Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, [s.d.]. Disponível em: https://www.turismo.ms.gov.br/conheca-ms/pantanal/.
IBGE. Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/24233-quadro-geografico-de-referencia-para-producao-analise-e-disseminacao-de-estatisticas.html.
MADEIRO, Carlos. Pantanal 'seca' e perde 80% de superfície de água desde 1985, aponta estudo. UOL Notícias, 26 jun. 2024. Disponível em: https://mundoeducacao-uol-br.noticiascatarinenses.com/colunas/carlos-madeiro/2024/06/26/pantanal-seca-e-perde-80-de-superficie-de-agua-desde-1985-aponta-estudo.htm.
MORAES, Denise. Bioma Pantanal. Invivo – Museu da Vida, 25 nov. 2021. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/bioma-pantanal/
REDAÇÃO. Pantanal: como seca, mudanças climáticas e devastação da Amazônia ameaçam esse bioma brasileiro. National Geographic, 26 jun. 2024. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2024/06/pantanal-como-seca-mudancas-climaticas-e-devastacao-da-amazonia-ameacam-esse-bioma-brasileiro.
SILVA, João dos Santos Vila; ABDON, Myrian de Moura. Delimitação do Pantanal Brasileiro e suas sub-regiões. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.33, n. especial, out. 1998. Disponível em: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/5050.
SOS Pantanal. Disponível em: https://sospantanal.org.br/.
VISIT PANTANAL. 5 motivos pelos quais todo ecoturista deve visitar o Pantanal do Mato Grosso do Sul pelo menos uma vez. Visit Pantanal, [s.d.]. Disponível em: https://www.visitpantanal.com/blog/5-motivos-pelos-quais-todo-ecoturista-deve-visitar-o-pantanal-do-mato-grosso-do-sul-pelo-menos-uma-vez/.
WWF. Wetland Wonderland. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://wwf.panda.org/discover/knowledge_hub/where_we_work/pantanal/.
