Poliuretano versátil

O poliuretano versátil é um polímero bastante resistente e leve, ele é muito utilizado na fabricação de preservativos.

O polímero que recebe o nome poliuretano é caracterizado por ser um material super leve. Essa característica lhe confere uma vasta utilização, daí nosso termo “poliuretano versátil”.

A começar pela camisinha, um popular e eficiente método contraceptivo que tem sua composição em polímeros, e para garantir a leveza dos preservativos, o poliuretano se mostrou perfeito. Apesar de assumir a forma delicada (fina e leve) de um preservativo, o poliuretano é super resistente e garante que os micro-organismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis (vírus e bactérias) não ultraem as barreiras da camisinha.

Essa leveza inigualável é produto de um intenso trabalho dos químicos. O poliuretano é obtido através da reação de moléculas que têm um grupo álcool com outras que têm grupos isocianato. À medida que os componentes se misturam, uma forte ligação química é formada. Em seguida é feita a adição de líquido volátil, o que resulta em bolhas de gás no plástico, até chegar à seguinte composição: 95% de gás, daí o porquê de o poliuretano ser leve.

Mais utilizações do polímero: enchimento de assentos em carros, revestimento à prova de som embaixo dos carpetes automotivos, painéis isolantes, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Poliuretano na forma de bisnagas
Poliuretano na forma de bisnagas
Publicado por Líria Alves de Souza

Videoaulas

Artigos Relacionados

Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados
Aprenda os os necessários para realizar a nomenclatura de qualquer tipo de hidrocarboneto ramificado.
Polímero Natural
Polímeros de adição, Polímeros de condensação, polissacarídeos, proteínas, polimerização dos monossacarídeos, borracha natural, Seringueira, Látex, Vulcanização, borracha vulcanizada.